CITAR - Centro de Inovação Tecnológica Aplicada aos Recursos Naturais
Líder: Professor Romildo Morant de Holanda
Realizar atividades de pesquisa, ensino, inovação e extensão, relacionadas aos recursos naturais e segurança ambiental. Objetivos: 1- Colaborar para o desenvolvimento científico e técnico do País; 2- Promover a pesquisa, o ensino e a aplicação de tecnologias, visando à segurança ambiental; 3-Promover estudos, intervenções, colóquios, seminários e debates que propiciem o aprofundamento teórico-metodológico-tecnológica sobre recursos a serem utilizados em diversos setores da atividade humana; 4-Elaborar publicações, vídeos, livros e materiais que apoiem e divulguem os resultados dos projetos; 5-Constituir um banco de dados disponível à comunidade científica e à sociedade em geral sobre diversas temáticas relacionadas aos recursos naturais fundamentando-se nas pesquisas e estudos realizados pelo CITAR; 6-Constituir-se como espaço de diálogo, estudos e experimentações para profissionais e estudantes, de graduação, pós-graduação e profissionais, de diferentes campos do saber.
Grupo de Quimiometria e Geoquímica Ambiental
Líder: Professor Alex Souza Moraes
Com a atuação em diversas áreas estratégicas como Agronegócio, Meio Ambiente e Energia, o grupo de pesquisa em Quimiometria e Geoquímica Ambiental atua nos pilares estruturadores da universidade Ensino, Pesquisa e Extensão com meta proporcionar bons serviços e um retorno produtivo à comunidade científica e sociedade de forma geral. Tem como objetivos: Colaborar para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; Promover a pesquisa, o ensino e a aplicação de tecnologias limpas e sustentáveis para o desenvolvimento da ecoeficiência; Promover a formação de mão-de-obra qualificada e adequada ao mercado de trabalho de alunos e egressos; Realizar e participar de eventos de divulgação científica e produção de material bibliográfico que promova suporte pedagógico as atividades do grupo; Proporcionar um repositório de informações científicas para consulta da comunidade geral em um espaço de convívio saudável e produtivo com foco na discussão e temas científicos de interesse da sociedade.
Maricultura sustentável
Líder: Professor Alfredo Olivera Galvez
O grupo de maricultura sustentável tem como objetivo trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável dos cultivos de moluscos, algas e camarões marinhos. Toda a base do conhecimento, assim como a prática da maricultura, serão avaliados mediante indicadores de sustentabilidade espacial, cultural, histórica e tecnológica. Os conceitos de novas formas de desenvolvimento estão vinculados as "boas práticas de manejo" e também ao "mecanismo de desenvolvimento limpo" que estão incorporados nas pesquisas. Estas irão repercutir os aspectos sociais, econômicos e ecológicos da sociedade, melhorando assim o IDH do Brasil em geral e do Nordeste em particular.
Pesquisa em Ecohidrologia do Semiárido
Líder: Professor Eduardo Soares de Souza
O Grupo de Pesquisa em Ecohidrologia no Semiárido busca a compreensão teórica da interação entre o ciclo hidrológico, a vegetação e o solo dos agroecossistemas (caatinga, pastagem e sistemas de cultivos, agroflorestais e silvipastoris) do semiárido brasileiro. A meta geral do grupo, dentro do conceito da ecohidrologia, é avaliar a capacidade de suporte desses agroecossistemas para serviços ecossistêmicos e resiliência ao estresse antropogênico, tendo em vista especialmente a possível intensificação e alteração do regime hidrológico devido à mudança climática.
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido - NEPPAS
Líder: Professor Genival Barros Junior
O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido- NEPPAS, é constituído por um grupo de docentes e discentes de diversas áreas, tais como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca, economia, sistema de informação e sociologia, com enfoque multi e interdisciplinar dando vistas ao meio rural, suas dinâmicas e transformações permanentes buscando o desenvolvimento local sustentável e suas interrelações com o urbano. Para tal, desenvolve suas atividades em parceira com o Centro de Educação Comunitária Rural- CECOR, o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, a Casa da Mulher do Nordeste, Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições não Governamentais Alternativas - CAATINGA e o Projeto Dom Helder Câmara. Desenvolve pesquisas na área de sociologia rural, antropologia, agronomia, zootecnia e economia rural, bem como tem atuado em diversos projetos de extensão e pesquisa.
Mecânica da Erosão e Poluição Agrícola em Bacias Hidrográficas
Líder: Professor Jose Ramon Barros Cantalice
O grupo trabalha em nível de bacia hidrográfica com transporte de sedimentos de fundo e em suspensão em bacias hidrográficas com uso agrícola, bem como, com os processos pontuais de erosão hídrica: erosão em entressulcos, sulcos, ravinas e voçorocas. O grupo trabalha com grupos internacionais da Texas A&M na pessoa do Professor Vijay Singh, e com a Universidade de Palermo (Professora Donatella Termini). O grupo publicou 4 dezenas de artigos com Qualis A1 2 A2, e continua objetivando esse nível de publicações.
GAMPE - Gestão Ambiental em Pernambuco
Líder: Professora Soraya Giovanetti El-Deir
Articulado em junho de 2009, o grupo trata dos problemas relacionados com a gestão ambiental no estado de Pernambuco. O GAMPE já foi agraciado com os Prêmios: 2013 Tecnologias Sociais, Fundação Banco do Brasil. 2012 Prêmio em Educação em Direitos Humanos, 3a. edição, Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil (Brasília - DF). 2012 Menção Honrosa no Engema (Encontro de Gestão Empresarial e Meio Ambiente), Fundação Getúlio Vargas (FGV, São Paulo - SP). 2012 Benchmarking Brasil 2012, Instituto Mais (Sâo Paulo - SP). 2011 Merits Special Mention no 3a. International Workshop I Advances in Cleaner Production relativo ao artigo, Universidade Paulista (São Paulo - SP). 2011 Concurso SWU Impacto Zero (2o. lugar na 1o.fase) - Ed. 2011 - Projeto A Caminho do Impacto Zero, SWU e Rede Globo de Televisão. 2011 Honra ao Mérito do II Encontro de Engenharia Agrícola e Ambiental, para o artigo, UFRPE (Recife - PE). 2009 Prêmio von Martius de Sustentabilidade, Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (São Paulo - SP). Tem parceiros institucionais, onde busca estruturar práticas sustentáveis.